sexta-feira, 1 de abril de 2016

"CARTOMANTE"

Em tempos, no qual a ditadura civil vislumbra nossa porta comecei a refletir ouvindo Elis Regina, nessa fabulosa canção de Ivan Lins chamada CARTOMANTE e ele diz: 
"cai o rei de espadas, cai o rei de ouros, cai não fica nada, cai o rei". 
É preciso ouvir para refletir que: se a democracia cair em nosso país não ficará nada pelo qual valha a pena lutar e viver, nasci numa sobre o julgo de uma ditadura civil e militar, janeiro de 84.
Em 1984, o país saiu as ruas em favor da Emenda Dante de Oliveira - DIRETAS JÁ - conclamava o povo. 
A liberdade e os direitos individuais marcam o ano que eu nasci, a possibilidade de uma ditadura me apavora, penso que se os "reis" caírem, vou fugir, vou embora para o Uruguai, mas ao mesmo tempo rompe em mim uma necessidade violenta de dizer ACORDEM BRASILEIROS!
Retornar ao modelo de sociedade barroca, colonial, escravagista não é o ideal, não aguentaremos desistir das conquistas sociais dos últimos 20 anos que nos levaram à universidade, nos tiraram da miséria extrema, que nos possibilitou ter uma voz barulhenta e implicável diante dos crimes de racismo, violência contra as mulheres, homofobias e intolerâncias religiosas. 
Que sim aumentou a nossa renda, para que pessoas que nasceram e cresceram na periferia pudessem ver que é possível andar de avião, ter um metrô em Salvador que encurta a distância entre periferia e 'centro', e acabar com o ultimo laço da escravidão que era trabalho da empregada doméstica aviltada por patrões que lhes negavam direitos de trabalhadora.
Por favor, não desistamos da DEMOCRACIA, não deixemos o "rei de espadas ou ouro cair" por que cerceia a cadeira do "rei" um grupo que que voltar a nos escravizar "num esforço napoleônico de recolonizar o Haiti no século XIX". 
Sejamos uma sociedade que de fato revindica o progresso, a cidadania plena, abandonemos as pequenas corrupções que legitimam as do congresso, abandonemos "o jeitinho" e cumpram-se as normas legais e sociais que possibilitam a harmonia social, não precisamos ter as mesmas ideias ou concordar com o mesmo modelo politico, mas tenhamos ética, por que enquanto não tivermos isso continuaremos com medo. E penso que enquanto não aprendermos a ser éticos jamais saberemos viver em DEMOCRACIA. 
E assim os que nasceram numa ditadura, morrerão nela e os que nasceram gozando de liberdade legalizada nunca saberá de fato o que é isso, por que quando começar a experimentar a legalidade sempre dará lugar ao autoritarismo. Portanto, "pensem nos seus filhos".  

Simone dos Santos Borges
Historiadora e Cientista Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário